Saúde. Perdendo peso de forma natural

Perder peso pode ser um processo estressante e desgastante. Especialmente quando é necessário seguir uma dieta restritiva que afeta o estado de ânimo, o rendimento esportivo, a concentração no trabalho e a vida social.

Entretanto, não é preciso eliminar da sua dieta aqueles alimentos que realmente ama. O segredo para emagrecer é adotar hábitos alimentícios saudáveis e desenvolver um estilo de vida que permita alcançar seus objetivos, sentindo-se bem com seu corpo. Mas é possível comer pão e diminuir de peso?

Em primeiro lugar devemos entender a importância dos cereais integrais para a humanidade:
Publicidade:


- Estão cheios de fibra, minerais como o zinco, magnésio, ferro, fósforo, vitaminas do completo B e outros fotoquímicos que contém propriedades antioxidantes e antiinflamatorias.

- Seu consumo permitiu o desenvolvimento de civilizações antigas como a Babilônia. Inclusive são os alimentos básicos de muitas culturas: teff em África, o arroz na Ásia, o milho na América do Norte, a quinoa na América do Sul, o trigo na Ásia Oriental, o trigo sarraceno no norte da Europa e a lista continua.

- São carboidratos completos, a fonte preferida de energia do nosso corpo. Cada célula do organismo necessita glicose, que se transforma a partir dos hidratos de carbono. Nosso cérebro, por exemplo, utiliza até um 20% da energia total do que consumimos diariamente.

- Além disso, contém aminoácidos que se combinam para formar proteínas. Os aminoácidos são essenciais para produzir hormônios, enzimas e neurotransmissores.

Em segundo lugar é imprescindível compreender realmente que tipo de alimentação necessita seu corpo e a quantidade de calorias (ou energia) que deve consumir. Para perder peso é recomendável praticar atividades físicas além da adoção de medidas para manter seu metabolismo em ótimas condições.

Em terceiro lugar o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomenda seguir uma dieta que inclua uma variedade de nutrientes encontrados nas frutas, verduras, grãos, proteínas e produtos lácteos, como se ilustra em Myplate (ver infografia).

Myplate é uma ferramenta que permite encontrar seu estilo de alimentação saudável e adaptá-lo à medida que envelhecemos. A técnica não exclui alimentos, apenas convida a encontrar a combinação adequada para obter saúde. Os grãos inteiros em porções adequadas podem e devem fazer parte de nossa alimentação diária. Como consumir pão e produtos feitos de grãos inteiros pode ajudar a manter um peso saudável? - a fibra dietética a partir do trigo e outros cereais ajudam a reduzir os níveis de colesterol e o risco de doenças do coração, a obesidade e a diabetes tipo 2. - a fibra também regula os movimentos do intestino e evita a diverticulite. - os grãos inteiros proporcionam uma sensação de saciedade com menos calorias. - as vitaminas do complexo B são necessárias ao sistema nervoso, permitindo a sensação de tranquilidade e felicidade. - os produtos elaborados com grãos inteiros são uma fonte importante de ferro, na dieta ajudam a prevenir a anemia e a desnutrição. O ferro transporta o oxigênio a todas as células, o que permite trabalhar melhor o corpo. - a maioria dos grãos é rica em magnésio, que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e uma pressão arterial normal. O magnésio tem um importante papel adicional em suas funções metabólicas e na síntese de proteínas. Por último devemos trabalhar na construção de hábitos que apoiem este novo estilo de vida saudável.

Portanto elaboramos 10 conselhos para diminuir ou conservar seu peso:
1. Beba água suficiente para manter seu corpo hidratado.
2. Coma carboidratos de grãos inteiros.
3. Escolha gorduras saudáveis.
4. Opte pelas proteínas magras.
5. Tome café da manhã todos os dias.
6. Coma com mais frequência.
7. Exercite seu corpo e mente.
8. Durma o suficiente.
9. Aprenda a cozinhar.
10. Realize um seguimento de sua alimentação.

Não existe razão para cortar este grupo de alimento, já que os pães são elaborados destes grãos saudáveis. Existe espaço em nossos pratos para eles. Apenas devemos ter hábitos saudáveis e comer em proporções adequadas, sem excesso.

Fonte: http://www.guiademulher.com.br/noticia/10-conselhos-basicos-para-um-peso-saudavel-1